Campuseiros apresentam




A Campus Party Ibero-América, através da iniciativa "Campuseiros apresentam", se converterá em um fórum de projectos e ideias que serão apresentados em San Salvador.


Apresentado por: DUTO
Palestrante:
José Alfredo Jaramillo Villegas
Nacionalidade:
Colômbia

Projecto IRIS

Proyecto IRIS

O Projecto IRIS é um sistema que permite que as pessoas com limitações visuais percebam todo o tipo de imagens, formas, figuras e cores por meio do tacto, como nenhum outro dispositivo comercial do mundo faz. Neste momento, a aplicação principal do projecto é permitir que as crianças com limitações visuais possam aceder a recursos pedagógicos visuais de igual qualidade aos dados em uma aula regular tradicional. Isto se faz mediante o uso de uma base de dados de imagens pedagógicas categorizadas por áreas (geometria, biologia, história, etc.), de que a criança pode aperceber-se utilizando o dispositivo IRIS.

Apresentado por: Fundación Sologico Libre
Palestrante:
José David Cuartas
Nacionalidade:
Colômbia

HALL 9001


Proyecto IRIS

Uma instalação audiovisual na que se criam quatro atmosferas distintas determinadas pelas imagens e sons que nela se encontram. Esta proposta trabalha com uma tecnologia chamada Realidade Aumentada, que é um modelo de representação para a manipulação, integração e interacção de imagens, no qual se funde a realidade quotidiana com a realidade virtual. Através de marcadores permite a interacção e total controle das projecções e sons por parte de quem esteja ali. (www.sologicolibre.org)

Nacionalidade: Espanha / Peru
Webmasters sem Fronteiras


Webmasters sin Fronteras

Webmaster sem Fronteiras é um projecto de formação profissional e inserção laboral para jovens de escassos recursos económicos. A organização colabora com jovens de um orfanato, de entre 17 e 20 anos, com a problemática de ter que abandonar o lar infantil onde cresceram e ganhar sua independência. Para que essa experiência não seja tão traumática para eles, Webmasters sem Fronteiras dá-lhes formação e um trabalho que lhes permite cobrir suas necessidades e pagar seus estudos de nível superior.


Apresentado por:
Ferrarini Tecnologia
Palestrante:
José Augusto Ferrarini
Nacionalidade:
Brasil

Teradesk for Android


Teradesk for Android

Teradesk é uma plataforma cliente/servidor que integra computadores, dispositivos móveis e um disco virtual para armazenar informação. Os dispositivos Android podem ligar-se ao computador, copiar arquivos, compartilhá-los usando Bluetooth e mensagens MMS ou armazená-los no disco virtual, mantendo os dados do usuário sempre sincronizados e acessíveis a partir de qualquer lugar. Graças a este projecto, José Augusto Ferrarini ganhou o Android Developers Challenge.


Apresentado por: 
Fundación Paulo Feitoza
Nacionalidade:
Brasil
Mouse ocular



A tecnologia utilizada por este "rato ocular" permite que pessoas com mobilidade reduzida possam utilizar um computador através dos movimentos de seus olhos. O grupo de trabalho da Fundação Paulo Feitoza desenvolveu um software e um hardware próprios que traduzem os sinais electromagnéticos registados através de eléctrodos colocados na cara do usuário, para que sejam recebidos e interpretados por um computador. Desta forma é possível controlar o movimento do mouse e inclusive escrever em um teclado virtual unicamente movendo os olhos. 

Apresentado por: José Enrique Bolaños e Jorge Villalobos
Palestrante:
José Enrique Bolaños e Jorge Villalobos
Nacionalidade:
Costa Rica
Fire FM



José Enrique Bolaños e Jorge Villalobos são engenheiros em computação e informática, procedentes da Costa Rica, e actualmente dedicam-se principalmente ao desenvolvimento de extensões para Firefox. A ideia do projecto surgiu há muitos anos, mas o impulso principal chegou com o anúncio do concurso Extend Firefox 3, em que Fire.Fm ganhou o concurso mundial na categoria de "melhor extensão de música".
A extensão, que já conta com mais de 300.000 downloads, permite ao usuário escutar música com o seu navegador a partir de uma barra de ferramentas adicional.

Apresentado por: I&F Multimedia
Palestrante:
Aaron Crespo  e Felipe Ipanaqué
Nacionalidade:
Andorra e Peru

Projecto eduka.me

eduka.me

eduka.me é um software multimédia que oferece muitas vantagens para a educação em países em desenvolvimento. É um sistema de categorias multimédia com a intenção de diminuir os custos das famílias, economizando no material escolar.  O sistema fomenta a memória visual das pessoas graças à tecnologia multimédia.

Atualmente se utiliza em diversas escolas do Peru. O projecto engloba todas as matérias para todas as idades de escolarização tanto infantil como superior.  Baseia-se muito em terapias musicais, contos e formas, assim como temários básicos para crianças. Também se pode utilizar em regiões em desenvolvimento onde façam falta professores ou inclusive haja falta de instalações.





Se tens algum projecto de inclusão digital ou inovação relacionado com a Internet e queres participar na Campus Party Ibero-América, ou  se já estás inscrito no evento e queres que o teu projecto seja apresentado em San salvador, escreve para enrique.nimo@futuranetworks.com contando-nos a tua proposta.