astronomia


Fotografiando estrellas

Actividade Colaborativa
Fotografando estrelas

Em 1774, o astrónomo francês Charles Messier publicou o catálogo que leva o seu nome. Uma compilação de 110 nebulosas e acúmulos de estrelas que "se encontram entre as estrelas fixas sobre o horizonte de Paris". Hoje esse catálogo segue sendo uma referência e, para os astrónomos vindos de toda a Ibero-América para San Salvador, é também um desafio. Entre todos colaborarão para fotograr - graças à possibilidade de observação através da Internet e manejo remoto de telescópios -  estes 110 objectos e publicar o resultado.


Marcos Pontes

Conferência
Um Ibero-Americano no espaço

A bordo de uma nave espacial Soyuz TMA, o astronauta Marcos Pontes chegou à Estação Espacial Internacional a 31 de Março de 2006, convertendo-se desta forma no primeiro brasileiro a viajar para o espaço. Pontes partilhará a sua ampla experiência trabalhando na NASA com os campuseiros e analizará as novas possibilidades que a tecnologia abre para a exploração espacial.


Marcos Pontes

Conferência
Ciência, astronomia e desenvolvimento no século XXI

Germán Puerta, membro da Associação Colombiana para o Avanço da Ciência e ex-director do Planetário de Bogotá, e Raúl Joya, que participou no lançamento do primeiro satélite colombiano posto em órbita o ano passado, falarão sobre o papel da ciência em geral e da astronomia em particular dentro da educação pública. Desta forma se abordarão temas como os satélites como ferramenta tecnológica que auxilia a rede de Internet, a electrónica, as telecomunicações, etc.