inclusão


Objectivo:
Contribuir para o combate à exclusão digital

Esta iniciativa parte da aposta da Asociación E3 futura e do grupo Telefónica para aproximar as novas tecnologias àqueles que não têm contacto permanente ou acesso a conhecimentos sobre os avanços da Rede. As experiências prévias realizadas pela Campus Party no Brasil, Colômbia e Espanha avalizam a importância destas acções. Em San Salvador, graças ao apoio do SEGIB e do governo do país anfitrião da XVIII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, será montada uma tenda na Vila Olímpica de Merliot, que acolherá milhares de salvadorenhos para que experimenten os benefícios da Internet.



Reduzir a exclusão digital contribui decisivamente para o desenvolvimento dos países e na Campus Party são os próprios cidadãos que impulsionam esse desenvolvimento. Isso será feito através de acções como o Baptismo Digital, a formação de professores no uso da tecnologia como recurso educativo e da apresentação de iniciativas e projectos dos campuseiros para a inclusão digital.

Baptismo Digital

A Campus Party Ibero-América contará com uma zona dedicada a que milhares de cidadãos recebam seu "batismo na Internet". Milhares de pessoas terão a oportunidade de dar os seus primeiros passos na Rede com a orientação de colaboradores especializados e conteúdos multimedia interactivos (vídeo, áudio e texto). Através desta iniciativa pdoerão aprender mais sobre os usos habituais da Internet, como o correio electrónico, a navegação, as redes sociaos ou o e-government; assim como as diferentes formas que há de diversão, relacionamento, aprendizagem e produção de conteúdos através da Rede.



Este "Batismo Digital" faz parte das actividades e montagem oferecidas pelo espaço de Inclusão Digital, que consta de 400 metros quadrados e estará equipado com mais de 100 computadores de última geração ligados à Internet por Banda Larga. Todo este equipamento está agrupado sob uma grande tenda em forma de Ovni, que possui ainda uma estrutura interna circular.

Inclusión Digital

Os participantes do Baptismo Digital realizarão um percurso de aproximadamente uma hora por estas actividades interactivas assistidos permanentemente por monitores especializados. Entre os colectivos participantes haverá grupos da iniciativa Pro-Niño da Fundación Telefónica, grupos de docentes e alunos de escolas públicas e de formação profissional, donas de casa, aposentados e associações civis.

Formação para docentes

Com a colaboração da Fundación Telefónica e Educared realizar-se-ão actividade de formação com métodos de ensino com novas tecnologias, nas quais participarão docentes salvadorenhos convocados através do Ministério de Educação do Governo de El Salvador. A actividade terá lugar na parte central do espaço da Tenda de Inclusão Digital - Ovni.

Grupos de discussão de Inclusão Digital

Os participantes na Campus Party Ibero-América de cada um dos países terão a oportunidade de reunir-se em grupos de socialização, acção, interacção e reflexão sobre temáticas que ajudem o desenvolvimento humano das sociedades ibero-americanas através da diminuição da exclusão tecnológica e da democratização do acesso à internet. Estes espaços de construção de conhecimento se desenvolverão durante os três dias da Campus Party em dois momentos diferentes, de manhã estarão focados na construção de uma  discussão de propostas que discerne sobre: sustentabilidade de projectos, educação e apropriação de tecnologia.

De tarde haverá um espaço de socialização, acção e interacção que pretende rastrear em um board físico e virtual, os lugares comuns onde se encontram os projectos, a nivel de design, estrutura, reflexão,  proposta, entre outras.

Os grupos contarão com um dinamizador que se encarregará de organizar as ideias para gerar entre todos um documento final. Este será entregue aos Chefes de Estado presentes na cimeira, onde se recolherão as sugestões saídas do coração da Internet Ibero-americana, com iniciativas práticas e medidas propostas para combater a Exclusão Digital na região, assim como facilitar o aproveitamento das oportunidades de desenvolvimento social e económico que oferece a Rede.

Para mais informações escrever para inclusiondigitalcampusparty@gmail.com